Projetos da PJ

São cinco os projetos que a PJ assume visando colaborar na transformação da realidade.

A Juventude quer viver

O Projeto nasceu da Campanha “A Juventude quer viver”, da casa da Juventude de Goiânia e foi ampliada, em nível nacional, e assumida pela organização da Pastoral da Juventude como um projeto. Essa campanha tem como tarefa posicionar-se publicamente sobre alguns temas que afetam diretamente a vida da juventude, utilizando todos os recursos visuais e pedagógicos (panfletos, cartazes, textos, debates), de modo a mobilizar a juventude para refletir, manifestar a sua opinião e posicionar-se criticamente frente aos temas propostos. O Projeto “A JUVENTUDE QUER VIVER”, traz luz para responder, com coragem ao desfio das realidades sofridas pelos/as jovens tais como: genocídio, violência, prostituição, drogas e etc. Queremos mobilizar os/as jovens para uma busca de alternativas que gerem vida. Por esses motivos é tarefa fundamental da Pastoral da Juventude oferecer subsídios para ajudar nas reflexões das temáticas que envolvem a defesa da vida da juventude. Preparando jovens para acompanhar, propor e participar dos espaços de definição de políticas públicas de juventude e controle social. É necessário a integração da Pastoral da Juventude em redes de defesa das questões da vida da juventude junto aos/as candidatos/as a cargo público e aos eleitos/as. A busca de alternativa de vida para a sustentabilidade e o protagonismo juvenil que envolve desde a viabilidade econômica mas também as vivências culturais, o lazer e a saúde.

AJURI: Conhecendo a diversidade da juventude indígena, ribeirinha, rural e quilombola.

É preciso conhecer a realidade indígena, a realidade dos ribeirinhos, rurais e quilombolas e outras realidades juvenis, seu modo de viver e ver o mundo para ampliar nossas reflexões e ações. Isso exige uma convivência para que possamos ter a possibilidade de construir uma pedagogia que respeite estas realidades. A identidade cultural destas populações chamadas “tradicionais” enriquecerá a todos nós, pois fazemos parte da história desses povos. O projeto tem como objetivo despertar na caminhada da Pastoral da Juventude maior conhecimento da diversidade juvenil, fortalecendo e revitalizando a resistência e identidade cultural dos/as jovens envolvidos/as no projeto, para desenvolver uma campanha em favor destas populações para quebrar como o preconceito mostrando a história desses povos. O projeto “AJURI” quer ser uma proposta que contribua na afirmação da identidade cultural e social dos/as jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e rurais, e a construção de uma pedagogia que respeite estas realidades. É urgente o conhecimento e a valorização da imensa diversidade do bioma brasileiro: a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, os Pampas. A diversidade e a pluralidade juvenil é outro aspecto a ser garantido com o projeto Ajuri, para aproximação, diálogo e troca com os/as jovens dos povos e comunidades tradicionais: Indígenas, ribeirinhos, quilombolas, ciganos, comunidades de terreiros, pescadores artesanais, caiçaras, pomeranos, faxinalenses, pantaneiros, quebradeiras de coco, caboclos, mestiços, agro-estrativistas, seringueiros, fundos de pastos, para a preservação e reconhecimento de sua cultura, língua, costumes e combates às práticas exploratórias.

Mística da Construção

Este projeto tem como finalidade capacitar lideranças e grupos para acompanhar com subsídios, planejamento e assessoria; fortalecer as coordenações paroquiais, diocesanas e regionais; incentivar a continuidade e a criação de escolas de bíblia, liturgia e de retiros; ter o Ofício Divino da Juventude como instrumento de trabalho nas dioceses e grupos; estabelecer parceria com as pastorais: Catequética, Familiar e Vocacional para um trabalho mais integrado. Há, por parte dos jovens, grande interesse para as questões relacionadas à bíblia, à liturgia, à oração, as Ofício Divino da Juventude e das Comunidades, e ao Método de Leitura Orante e, também, muita procura das atividades oferecidas pelos regionais e pela Rede Brasileira dos Centros e Institutos de Juventude. Através do Projeto “MÍSTICA DA CONSTRUÇÃO” lançamos um olhar sobre a quantidade de jovens que buscam algo para participar. Em especial aos/às jovens da crisma e àqueles/as que manifestam o desejo de aprofundar vivência de sua fé. A produção de subsídios que possibilitam aos/as jovens e a assessoria a vivência de processos em quaisquer grupos que se encontram: crisma, Pastoral da Juventude e outros. Que a juventude seja missionária de outros jovens através da aproximação, do encontro com outros jovens e com a realidade que permita ver o diferente e o leve a uma mudança de vida e transformação das situações de injustiça como lugar da vida comunitária. Caminho de Esperança Formação de Líderes e Assessores/as Este projeto busca estar em relação à metodologia, para que haja respeito a diversidade cultural e às realidades juvenis, buscando inovar com recursos atualizados e possíveis e com propostas atrativas para os/as jovens e assessores/as.

No projeto “CAMINHO DE ESPERANÇA”,

 propomos respostas à ausência de assessores/as e lideranças que contribuam para um planejamento que concretize e acompanhe a vivência de um processo de educação na fé. Será uma tarefa constante a contrução de propostas de formação e partir das domensões da formação integral, intensificando o estudo sobre o planejamento e acompanhamento dos/as jovens. Neste sentido é necessário fortalecer as parcerias com a Rede de Centros e Institutos sobre Juventude para um trabalho de reflexão e elaboração das propostas de formação existentes.

 Teias da Comunicação

Este projeto tem como proposta criar uma rede de produção e difusão de idéias e informações, entre as diversas instâncias, sendo um canal democrático e criativo para fortalecer a caminhada da Pastoral da Juventude na sua relação com a sociedade, entidades e pessoas (ligadas ou não à PJ) de acordo com o objetivo geral da Pastoral da Juventude, tendo em vista um novo homem e uma nova mulher. O funcionamento, com todo seu potencial, do Projeto “TEIAS DA COMUNICAÇÃO”, possibilitará responder aos desafios da falta de articulação e informação, de sentido que pertença a uma proposta pastoral, e ao isolamento gerado pelas distâncias geográficas. É necessário ampliar as formas de divulgar as atividades e idéias da Pastoral da Juventude nos diversos meios de comunicação social, intensificando o marketing pastoral como forma de democratizar o acesso dos jovens e redes de comunicação em âmbito local, estadual e nacional através da comunicação alternativa: jornais, murais, grupos de teatro, programas alternativos de rádio, dinamizando e criando dados com facilidade de acesso para grupos de jovens, livros, subsídios, textos, dinâmicas, e tudo o que for produzido e catalogado.

Anúncios

5 Comentários

  1. fico imensamente feliz por conhecer novas iniciativas quanto a PJ ,fui coordenadora de PJ por 3 anos ,e amo trabalhar com juventude , e,toda ajuda é valida pra trazer nossos jovens pra DEUS,semdo emportante visar o espiritual mas tambem o social .Hoje moro em portugal e a realidade cristã e muito diferente da nossa . um abraço e nunca desistão de evangelizar.vou acompanhar vocÊs de perto.

  2. Paz e bem!
    Essa é uma idéia formidável. necessitamos de uma maior e melhor organizaçao dessa Pastoral, sobretudo no que diz respeito às culturas…..

    Que tudo caminhe segundo vontade do nosso Deus, que está sempre do lado dos marginalizados.

    Fui assessora da PJ, na diocese de Paranaguá – Paraná, por isso tenho muito presente aquela experiência.

    Parabéns e bom trabalho.
    Nilda Munis.

  3. Parabéns aos organizadores. Gostei da matéria.
    Paz e bem!! Bom trabalho.
    Nilda.

  4. Que linda iniciativa. Parabéns e bom trabalho.
    Gostei das matérias.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
        jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • Fan Page

  • CLICK

    • 221,678 acessos
  • Map