Vou dar 10 dicas de como deve ser postura e alguns cuidados que o Musico deverá ter nestes eventos. Dicas com base na revista “Em cantar-revista de canto pastoral n°1-Zé Martins”
1. Nunca cantar para reunir ou para silenciar os participantes.
Neste caso deve-se usar uma sineta ou um CD de música instrumental. Melhor seria usar o microfone e dizer claramente ao grupo que o encontro já está retornado.
2. Os cantos devem refletir a temática do encontro.
A escolha das músicas e muito importante, devem estar dentro do tema do encontro ou retiro.
3. Deve-se cantar sempre que retomar o encontro.
Nos encontros deve-se cantar muito. Sempre que se retomar uma atividade ou outra, canta-se para o grupo se alegrar, animar, se predispor à reflexão.
4. Canto é instrumento de animação e reflexão.
Sem o canto o encontro fica morto. Por isso utilize de ritmos animados que podem ser dançados, uma dica são as danças circulares. Não se deve cantar por cantar. A música é um instrumento de reflexão e fixação do conteúdo do encontro, caso seja possível, peça ao grupo que repita uma palavra ou frase da música.
5. Prever tempo no esquema do encontro para cantar.
O canto e uma das dinâmicas mais importantes do encontro, por isso, não o substitua ou suprima por questões de atraso.
6. Preparar material para todos.
Prepare livros de cantos bonitos, atraentes e em número suficiente para os participantes.
7. O canto tem que refletir a realidade do grupo.
O canto deve sempre expressar a realidade local. Tem que estar ligada com a cultura do povo, com ritmos que ele mais gosta. Evite músicas em língua estrangeira e de difícil diquição.
8. O canto não deve ser improvisado.
Ensaios são fundamentais, não reúna o grupo em cima da hora e ensaie muito. Tire as dúvidas com antecedência. Tenha sempre a letra da música em mãos e cifrada para quem toca.
9. Equipamento de som.
Não tente cantar para 100 pessoas só no “gogo”, para isso existe o amplificador. Use-o corretamente, no volume adequado. O som dos instrumentos ou da voz não deve suplantar a voz dos participantes. Organize tudo com antecedência para não ocorrer imprevistos.
10. O canto e um encanto.
Para os vocalistas; não cante mais alto que os participantes, dêem oportunidade para todos cantarem. Para os instrumentistas; deixe o instrumento mais baixo, entrosamento é necessário e afine tudo antes do evento. Cante com o coração, faça os participantes sentirem essa experiência também.
2 Comentários
Comments RSS TrackBack Identifier URI
Muito Bom…
Faço parte da animação litúrgica da minha igreja e infelizmente estou enfrentando problemas no que se refere às dicas 8, 9 e 10…