A música nos encontros de jovens e retiros

 Vou dar 10 dicas de como deve ser postura e alguns cuidados que o Musico deverá ter nestes eventos. Dicas com base na revista “Em cantar-revista de canto pastoral n°1-Zé Martins”

1.  Nunca cantar para reunir ou para silenciar os participantes.

Neste caso deve-se usar uma sineta ou um CD de música instrumental. Melhor seria usar o microfone e dizer claramente ao grupo que o encontro já está retornado.

2.  Os cantos devem refletir a temática do encontro.

A escolha das músicas e muito importante, devem estar dentro do tema do encontro ou retiro.

3.  Deve-se cantar sempre que retomar o encontro.

Nos encontros deve-se cantar muito. Sempre que se retomar uma atividade ou outra, canta-se para o grupo se alegrar, animar, se predispor à reflexão.

4. Canto é instrumento de animação e reflexão.

Sem o canto o encontro fica morto. Por isso utilize de ritmos animados que podem ser dançados, uma dica são as danças circulares. Não se deve cantar por cantar. A música é um instrumento de reflexão e fixação do conteúdo do encontro, caso seja possível, peça ao grupo que repita uma palavra ou frase da música.

5. Prever tempo no esquema do encontro para cantar.

O canto e uma das dinâmicas mais importantes do encontro, por isso, não o substitua ou suprima por questões de atraso.

 6. Preparar material para todos.

Prepare livros de cantos bonitos, atraentes e em número suficiente para os participantes.

7. O canto tem que refletir a realidade do grupo.

O canto deve sempre expressar a realidade local. Tem que estar ligada com a cultura do povo, com ritmos que ele mais gosta. Evite músicas em língua estrangeira e de difícil diquição.

8. O canto não deve ser improvisado.

Ensaios são fundamentais, não reúna o grupo em cima da hora e ensaie muito. Tire as dúvidas com antecedência. Tenha sempre a letra da música em mãos e cifrada para quem toca.

9. Equipamento de som.

Não tente cantar para 100 pessoas só no “gogo”, para isso existe o amplificador. Use-o corretamente, no volume adequado. O som dos instrumentos ou da voz não deve suplantar a voz dos participantes. Organize tudo com antecedência para não ocorrer imprevistos.

 10.  O canto e um encanto.

Para os vocalistas; não cante mais alto que os participantes, dêem oportunidade para todos cantarem. Para os instrumentistas; deixe o instrumento mais baixo, entrosamento é necessário e afine tudo antes do evento. Cante com o coração, faça os participantes sentirem essa experiência também.

2 Comentários

  1. Muito Bom…

  2. Faço parte da animação litúrgica da minha igreja e infelizmente estou enfrentando problemas no que se refere às dicas 8, 9 e 10…


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

  • fevereiro 2013
    S T Q Q S S D
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728  
  • Fan Page

  • CLICK

    • 246.732 acessos
  • Map